SEARA DA CIÊNCIA


BIOLOGIA

Amilase salivar.

Objetivo

Observar a ação da ptialina (enzima) sobre o amido encontrado em nossa alimentação.


Descrição

Quando o alimento é mastigado na boca, ele fica reduzido a pequenos fragmentos que se misturam com a saliva produzida pelos três pares de glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais).

A saliva é um líquido neutro ou ligeiramente alcalino, que contém água, muco e enzimas (amilase salivar ou ptialina). As glândulas submandibulares e sublinguais segregam uma saliva mais grossa que contém a enzima mucina. A outra enzima da saliva é a ptialina, que digere parcialmente os amidos e converte-os em maltose (um tipo de açúcar).

A água umedece o alimento, o muco lubrifica-o e a amilase catalisa a hidrólise do amido (polissacarídeo) que o transforma em moléculas de açúcares mais simples (oligossacarídeos e monossacarídeos).

A saliva também dissolve algumas moléculas que são captadas pelos receptores de sabor nas papilas gustativas da língua (permitindo o reconhecimento dos sabores).


Material

Copinhos ou Tubos de Ensaio
Tintura de Iodo ou lugol
Água
Colher de chá
Conta gotas
Saliva Humana
Alimentos: Batata, Farinha de trigo, Maizena, Biscoito, Macarrão e Arroz crus.


Procedimento

Coloca-se com o conta gotas 2 ml de água nos copinhos (ou tubos de ensaio) e em seguida coloque duas colheres de chá de cada alimento. Mistura-se bem;
A essa mistura, acrescente com o conta gotas uma gota da tintura de iodo;
Observe;
Aos materiais onde houve mudança de cor (neste caso, roxa), acrescente 4ml de saliva humana.
Espere por aproximadamente 30 minutos, para que ocorra a ação da saliva sobre o amido.


Análise

O amido é a fonte de reserva energética dos vegetais, acumulando-se geralmente nas sementes, raízes tuberosas (ex. cenoura, beterraba), caules tuberosos (ex. batata) e frutos. Para os alimentos ricos em amido, a digestão se inicia na boca digerindo o amido e outros polissacarídeos (como o glicogênio), reduzindo-os em moléculas de maltose (dissacarídeo). Os sais, na saliva, neutralizam substâncias ácidas e mantêm, na boca, um pH levemente ácido, ideal para a ação da ptialina.

No instante em que a tintura de iodo entra em contato com o alimento que contém amido, há a formação de um complexo amido-lugol que possui uma cor característica (azul escuro ou roxo). Como a ptialina converte as moléculas de amido em moléculas de maltose, o complexo que foi formado anteriormente é desfeito e isso é observado pelo desaparecimento da cor do mesmo.


Dica

Se preferir, utilize uma quantidade maior de saliva para o processo da amilase salivar ser mais rápida.