SEARA DA CIÊNCIA


FLUIDOS
Oscilador de sal.

Objetivo

Uma experiência interessante que pode virar uma pesquisa .


Descrição

Essa experiência é sugerida no livro Grande Circo da Física de Jearl Walker.
Encha um aquário com água doce e coloque nele um frasco cilíndrico com um furo no fundo e contendo água salgada. Mergulhe parcialmente o frasco na água do aquário.
Inicialmente, a água salgada desce pelo furo mas, logo após, é a água doce que sobe pelo furo. Essa troca de água salgada e doce pode continuar por várias horas, sendo o período de oscilação da ordem de uns 4 segundos.


Análise

Segundo Jearl Walker, há uma instabilidade na junção entre a água salgada e a água doce, criando ondas que se propagam hora em um sentido, hora no outro. É claro que isso não explica nada. O autor indica uma referência em uma revista chamada Geophysical Fluid Dynamics, do ano de 1970. Como é muito difícil pra gente ter acesso a essa revista o melhor é encarar o projeto como um trabalho de pesquisa e analisá-lo experimentalmente. Quer dizer, você monta o experimento, observa os resultados, faz anotações, varia as condições, faz mais anotações, e assim por diante. Isso já é um belo trabalho científico, mesmo que você não tenha uma explicação para o que observou. Muito pesquisador tarimbado faz isso. De qualquer modo, você pode levar seu material para a feira e mostrar o fenômeno na hora. Mas, o melhor mesmo é sua pesquisa.
Uma boa experiência de Feira de Ciência não precisa ser espetacular. Basta ser científica, bem feita e bem apresentada. Um júri de alto nível não se deixa impressionar com fogos de artifício sem substância e gosta quando vê que a equipe levou seu trabalho a sério.


Material

Um aquário.
Um frasco de vidro com um pequeno furo na parte de baixo.
Sal comum.


Dicas

Vale a pena colocar algumas gotas de colorante de comida na solução de água e sal para ver melhor as idas e vindas da água através do furo.
Não tente fazer o furo no frasco você mesmo. Peça a alguém em uma vidraria. Pode também usar uma garrafa de refrigerante de 2 litros, cortada de modo a se tornar um cilindro de uns 10 centímetros de altura.
Leia a explicação parcial dada no Grande Circo da Física, Experiência 4-18.