SEARA DA CIÊNCIA


FLUIDOS
Os eternos dançarinos.

Objetivo

Outra divertida experiência que ilustra o efeito da tensão superficial .


Descrição

Essa é uma experiência clássica que demostra o efeito da tensão superficial e é sugerida em livros antigos. Tome uma rolha grande de cortiça e corte-a cuidadosamente a cerca de 1/3 da parte mais larga. Depois corte a parte estreita em 4 pedaços (veja a figura ao lado).
Enfie 4 agulhas longas no disco de cortiça, formando uma cruz. Na ponta de cada agulha enfie um dos 4 pedaços menores, como mostra a figura abaixo. Em cada um desses pedaços cole uma pastilha de naftalina (desinfetante doméstico). Cole a figura dos dançarinos sobre o disco maior e ponha o conjunto, com cuidado, sobre a superfície da água de uma bacia. Se tudo for bem feito os dançarinos bailarão durante vários dias.



Análise

A tensão superficial é uma propriedade dos líquidos que causa uma espécie de contração na superfície formando uma fina pele elástica. Para uma explicação mais completa desse interessante efeito veja nossa seção especial sobre a TENSÃO SUPERFICIAL. Faça uma busca em nosa páginas.
As experiências originais usavam bolinhas de cânfora, material usado para prevenir o mofo. Hoje elas são de naftalina ou outros produtos mas ainda servem para essa demonstração. Quando o material dessas pastilhas se dissolve na água a tensão superficial na região diminui. Isso causa uma força sobre as pastilhas, criando um torque sobre o conjunto que começa a girar.


Material

Uma bacia com água.
Óleo vegetal ou detergente líquido.
Rolha de cortiça com uns três centímetros de diâmetro.
Figura de cartolina com os dançarinos.


Dicas

Junte essa experiência com outras sobre tensão superficial e faça uma exposição completa sobre esse tema. Veja, por exemplo, nossa sugestão Um peixe de Papel.
Não deixe de consultar nossa seção especial sobre a Copie a figura abaixo (clique sobre ela com o botão direito do mouse e use Salvar imagem como...). Faça duas impressões, pinte, cole sobre cartolina e recorte. Depois cole cuidadosamente sobre o disco de cortiça.

Essa experiência clássica está descrita no livro "47 Easy-to-do Classic Science Experiments" de Eugene F. Provenzo, Jr.. e Asterie Baker Provenzo, com ilustrações de Peter A. Zorn, Jr., edição Dover. Agradecemos a esses autores.

Alguns de nossos visitantes disseram que essa experiência não funciona. Na verdade, ela é meio complicada de realizar pois depende muito do material usado. Se começar a dar muito trabalho, passe para outra.