SEARA DA CIÊNCIA


ÓTICA


Um forno solar.

Objetivo

Construir um forno solar barato e eficiente.


Descrição

Compre um grande número de pequenos espelhos quadrados com uns 2 centímetros de lado. Quanto mais espelhos usar, mais calor obterá com seu forno. Voce pode encomendá-los em uma vidraçaria. Devem ser baratos pois aproveitam pedaços que iriam para o lixo. Com uma boa lábia, sabendo que é para uma finalidade educacional, o gerente pode até dá-los de graça.
Use uma folha de compensado e parafusos de ponta chata que sejam um pouco mais longos que a espessura do compensado. A figura mostra como ficarão os espelhos na folha de madeira. Cubra todos os espelhos com um pedacinho de pano ou papel colado nas laterais de modo a ficar fácil de tirar mais tarde.
Faça uma série de furos no compensado, dois para cada espelho, como mostra a figura. O diâmetro dos furos deve ser um pouco menor que o diâmetro dos parafusos. Cada espelho é colocado de modo que os furos ocupem posições em vértices opostos. Coloque todos os parafusos até a ponta aparecer do outro lado. Coloque então os espelhos nas posições usando um pouco de massa de silicone para prendê-los (veja a figura). Espere o silicone secar.
Agora você alinha os espelhos. Leve o conjunto todo para o sol. Arranje algo que sirva de alvo, uma pequena caixa ou bloco. Descubra um espelho que esteja no centro da placa. Ele será seu espelho de referência. Coloque o alvo a uma certa distância da placa. A posição do alvo será o foco de seu forno. Use os parafusos sob o espelho descoberto para ajustar o feixe de luz solar refletida até atingir o alvo. Depois remova a cobertura de outro espelho vizinho e ajuste os parafusos até que os pontos de luz refletidos coincidam sobre o alvo. Cubra esse segundo espelho novamente e repita o processo com outro espelho, sem mexer no espelho de referência. Repita esse procedimento para todos os espelhos. Por fim, descubra todos os espelhos e veja o que conseguiu.


Análise

A temperatura alcançada com seu forno solar depende do número de espelhos. Um arranjo com 16x16=256 espelhos já deve dar para ferver água em uma pequena caçarola de metal. Tenha cuidado para não se queimar nem queimar alguém. Não deixe seu forno descoberto quando não estiver usando-o.


Material

Folha de compensado.
Um monte de espelhinhos.
Cola tudo de boa qualidade.
Bronzeador solar.


Dicas

* Em vez de focalizar todos os feixes em um só ponto (o foco) você pode ajustar os espelhos para projetar uma figura. As iniciais de seu colégio, por exemplo.
** Os espelhos podem ser substituidos por CDs sem uso, ou pedaços deles. São excelentes refletores e fáceis de colar na prancha com o silicone. Mas, não vá assaltar a coleção do Roberto Carlos de seu pai!

Essa sugestão de experiência foi adaptada de outra contida no site SCIENCE HOBBYIST. Agradecemos ao autor William Beaty e recomendamos uma visita a esse excelente site.