SEARA DA CIÊNCIA


ÓTICA


Um estereoscópio.

Objetivo

Construir um esterescópio simples e explicar a visão tridimensional.


Descrição

O esterescópio é um instrumento ótico que permite ver efeitos de relevo em imagens planas, como fotografias e desenhos. Livros com imagens que mostram esse efeito fizeram grande sucesso, recentemente. As imagens, nesses livros, podem ser vistas em relevo, a olho nu, sem nenhum equipamento. Entretanto, algumas pessoas simplesmente não conseguem ver o efeito de relevo. Para essas pessoas, um estereoscópio é a solução.
A seguir, descreveremos dois tipos de esteresocópios que você pode construir com material simples. Mostramos, também, como obter estereogramas com uma câmera comum. Por fim, fornecemos alguns estereogramas simples para você testar e calibrar seu esterescópio.

Estereoscópio simples

Essa montagem pode ser feita em compensado ou papelão bem grosso. As dimensões dadas na figura são apenas aproximadas. As lentes que ficam nos furos por onde olhamos são opcionais e ajudam, curiosamente, as pessoas de visão normal. Os míopes preferem ver sem as lentes. Portanto, é melhor fazer um encaixe que permita tirar e colocar as lentes com facilidade. São pequenas lentes convergentes, de 2 ou 3 dioptrias. Deixe também uma brecha na junção da parte central com o plano dos estereogramas, para que esses se encaixem.

Estereoscópio de espelhos

Com esse estereoscópio praticamente todo mundo com dois olhos consegue ver as figuras em relevo. A figura mostra apenas o esquema geral. O arranjo usa 4 espelhos planos, dois de 4x4 cm, aproximadamente, e dois de 8X8 cm. As distâncias entre eles devem ser obtidas por tentativas. Cabe também a você a tarefa de projetar um suporte para esse arranjo.

Tirando fotografias em 3-D

Bons estereogramas podem ser produzidos com apenas uma câmera fotográfica simples. O truque é obter duas imagens do mesmo objeto, tiradas de posições ligeiramente diferentes, com separação semelhante à que existe entre os olhos de uma pessoa ou pouco mais.
Tenha cuidado para não mudar a altura da câmera ao girá-la e nem deslocá-la ao pressionar o obturador. Uma câmera com cabo de extensão do obturador é preferível, embora não indispensável.


Análise

A visão binocular possibilita a percepção da tridimensionalidade dos objetos. A imagem que se forma na retina de cada olho é plana. Mas, há uma pequena diferença entre elas, já que os olhos estão separados por uns 5 a 8 centímetros. O cérebro se encarrega de "fundir" essas duas imagens em uma só, resultando no efeito tridimensional.
Esse efeito de relevo pode ser simulado usando-se duas figuras planas, ligeiramente diferentes, como as que seriam projetadas em cada retina, separadamente. Só que, nesse caso, os próprios olhos devem se encarregar de "misturar" as imagens, antes de enviá-las ao cérebro. Para isso, é necessário fazer convergir os olhos de modo a obter uma imagem nas retinas que combine as duas imagens planas das figuras. É aí que surge a dificuldade para algumas pessoas. Elas não conseguem fazer esse movimento forçado de "trocar os olhos", ficando estrábico por vontade própria. O esteresocópio ajuda bastante pois projeta uma imagem diferente em cada olho, dispensando a necessidade de fazê-los convergir a força.


Material

Armação de compensado ou papelão grosso.
Duas lentes convergentes de 2 ou 3 dioptrias.
Quatro espelhos planos, dois pequenos e dois maiores.
Armação para fotografar em 3D.
Câmera simples, tipo "instantâneo".
Estereogramas diversos.


Dicas

Esse projeto é muito atraente, se bem executado. Não descuide do lado científico: faça cartazes explicando o que é a visão binocular e o efeito tridimensional.
Faça cópias xerox de alguns estereogramas simples, fáceis de serem vistos. Abaixo, damos alguns que você pode imprimir e recortar para usar em seu estereoscópio. Mas, tente vê-los em relevo, logo agora, no monitor, pelo processo de "trocar os olhos".
Procure também esses livros de Imagens #D que ainda existem nas livrarias. E veja nossa seção TINTIM por TINTIM, onde falamos sobre a Ótica da Visão e a visão binocular.

O melhor site que encontramos na Internet sobre Estereogramas foi o 3D-INFO. Nele você pode pegar muitos estereogramas para usar com seu estereoscópio, citando os autores, é claro. Recomendamos uma visita a esse excelente site.