SEARA DA CIÊNCIA


ÓTICA


O Disco de Newton e outros discos de cores.

Objetivo

Como somar cores com um disco girante.


Descrição

Essa é uma experiência clássica para mostrar que o branco é a soma das cores visíveis.
Use um disco LP dos antigos (que seu pai não queira mais) como suporte e cole sobre ele uma rodela com setores pintados com as cores do espectro solar. Faça esse disco girar, sob uma forte luz branca. Um jeito de fazer isso é fixando o disco na ponta de uma furadeira manual. Tome extremo cuidado para evitar que o disco se solte ou se quebre em alta velocidade, causando um acidente sério.
Se a proporção de cores for correta, o disco girante fica branco. Na maioria das vezes, fica apenas cinza. Será preciso experimentar vários conjuntos de setores coloridos até achar uma combinação que dê um branco aceitável.

Outros conjuntos de setores, com menos cores, também podem resultar em branco, ou outras cores. Faça vários discos com pares ou trios de cores e observe a cor resultante ao girar rapidamente, sob luz branca.

Análise

Essa é uma experiência de SOMA de cores. Se você leu nossa Sugestão sobre Soma e Subtração de Cores, deve lembrar que verde com vermelho, por exemplo, pode dar branco. Nessa experiência com discos girantes, a soma de cores deve-se à persistência das imagens em nossa retina. É o mesmo efeito usado na projeção de filmes. Uma sucessão rápida de imagens se mistura em nossa retina e o que vemos é uma imagem contínua.


Material

Discos LP bolachão (do Cauby Peixoto, por exemplo).
Cartões com setores coloridos, com cores fortes e brilhantes.
Furadeira manual.


Dicas

Tome muito cuidado com a furadeira. Se não tiver experiência em usá-la, peça ajuda a quem tenha. Use óculos de proteção. Na exibição da Feira, isso pega bem com a Comissão Julgadora.
Experimente vários conjuntos de cores. Use papel colorido brilhante e ilumine bem o disco.
Junte essa experiência com outras sugestões sobre cores que damos nessa página e faça uma apresentação completa sobre a Visão das Cores. Veja nossa seção AS CORES DA LUZ fazendo uma busca em nossa páginas.